Eliana Alves Cruz e o Crime do Cais do Valongo

Foto retirada do site da editora Malê.

Eliana Alves Cruz e o Crime do Cais do Valongo

Compartilhe agora mesmo:

Eliana Alves Cruz nasceu no Rio de Janeiro, é jornalista, com pós-graduação em comunicação empresarial. Como escritora, ganhou notoriedade com seu livro Água de Barrela, lançado pela editora Malê , que conta a história de sua família desde os tempos da escravidão até 2015 (gostei da resenha dele publicada no site Negras Escrituras e também da que foi feita pela Camilla Dias em seu instagram). Com este livro ganhou o primeiro lugar no Prêmio Oliveira Silveira, concurso promovido pela Fundação Cultural Palmares.

Outro livro de Eliana que ganhou destaque foi O Crime do Cais do Valongo, também lançado pela Malê Editora, considerado como um dos melhores do ano de 2018 pelos críticos do jornal O Globo. Nele conhecemos a história de Muana desde seu sequestro em Angola (quando perdeu sua família toda) até sua chegada ao Brasil por um navio negreiro. O livro é narrado em primeira pessoa e dividido em capítulos ora narrados por Muana, a jovem negra escravizada, e ora por Nuno Alcântara Moutinho, um homem mestiço, filho de um ex-padre e neto de uma negra forra e um português. Muana, já no Brasil é vendida a um conhecido comerciante que possuía uma pensão próxima ao cais do Valongo. Nuno tinha um sonho que era montar um comércio onde se podia vender livros, bebidas etc.
A morte do senhor Bernando, dono da escrava Muana e de outros dois escravos passa a ser investigada pelo intendente local que pede ajuda de Nuno.

Eliana Alves Cruz desenvolve muito bem a trama, assim como seus personagens com os quais nos identificamos de imediato, tal a profundidade com que os constrói. O livro contém uma infinidade de informações históricas sobre a escravidão desde detalhes de cultura de povos do continente africano, geografia local, passando pelo sequestro de pessoas, navio negreiro etc até histórias sobre o Brasil colônia, Cais do Valongo (o importante local de chegada dos navios de tráfico de pessoas do Brasil).

Tem uma entrevista com a autora sobre o livro aqui:

A Esboço recomenda fortemente essa autora fantástica que vem nos presenteando com seus livros contendo narrativas impecáveis e personagens envolventes.

Sobre o autor | Website

Escritora, colunista e editora da Plataforma Esboço e do selo Esboço Editorial. Lançou em 2019 o livro infantil "Onde Nascem as Nuvens" e pretende lançar outros em breve. Aspirante a desenhista, mas só sabe traçar corpo humano de palitinho. Ama gatos e crianças porque deixam o mundo melhor.

Ganhe dois livros de contos de Machado de Assis! Eu também quero receber notícias e novidades!

Inscreva-se - Eu quero!
100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

1 Comentário

  1. Sou a Nicole Souza, gostei muito do seu artigo tem muito
    conteúdo de valor, parabéns nota 10.

    Visite meu site lá tem muito conteúdo, que vai lhe ajudar.