Clarice Lispector é lembrada e ganha repercussão após Cate Blanchett citá-la em premiação

Clarice Lispector é lembrada e ganha repercussão após Cate Blanchett citá-la em premiação

Compartilhe agora mesmo:

Nossa grande escritora Clarice Lispector foi enaltecida e lembra por Cate Blanchett ao receber um prêmio no Festival de Cinema de San Sebastian, Espanha.

O prêmio da atriz foi devido a sua distinta carreira.

“Pego coragem, de certa forma, de Clarice Lispector, uma escritora brasileira que é simplesmente genial, cujo os trabalhos eu tenho lido recentemente, e ela diz que há certas vantagens em não saber”.

“Como um território virgem, a mente está livre de preconceitos e tudo o que não sei constitui a maior parte de mim: esta é a minha dádiva. E com esse não saber, eu compreendo tudo”

E já na saída, deu uma entrevista e completou com Lispector: “Tenho lido Clarice Lispector, a incrível escritora brasileira. E ela diz: ‘É preciso muito esforço para ser simples’. Geralmente, coisas que parecem sem esforço exigem muita preparação”.

Certa vez, lá pelos idos de 1954, um livro seu ia ser traduzido para o Francês, Perto do coração selvagem, e ocorreu um grande estresse para a autora e o editor francês, Lescure.

Em carta ao editor, orientada por Erico Veríssimo, ela disse:

“Apresso-me em informar-lhe…. que não posso consentir na publicação do livro em seu estado atual”. A tradução era “escandalosamente ruim… muitas vezes ridícula mesmo”.

Escreveu: “prefiro que o livro não seja publicado na França a vê-lo aparecer tão cheio de erros”.

“Admito, se o senhor quiser, que as  frases não refletem a maneira usual de falar, mas lhe garanto que ocorre o mesmo em português”

“A pontuação que eu emprego no livro não é acidental e não resulta de uma ignorância das regras gramaticais. O senhor concordará que os princípios elementares da pontuação são ensinados em qualquer escola. Estou plenamente consciente das razões que me levaram a escolher essa pontuação e insto que ela seja respeitada. ” (Clarice, de Benjamin Moser).

Ou seja, há muito esforço.

ps, prêmio em 21/9/24

Fontes: Uol e livro Clarice, de Benjamim Moser.

Sobre o autor | Website

Escritor e observador da natureza (incluindo a humana). Autor do livro "Solo Raso", em breve lançará um novo romance - Xangai Xingu - e um satélite com contos de autores independentes.

Ganhe dois livros de contos de Machado de Assis! Eu também quero receber notícias e novidades!

Inscreva-se - Eu quero!
100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Seja o primeiro a comentar!