Preço é principal barreira para consumo de livros no Brasil

Preço é principal barreira para consumo de livros no Brasil

Compartilhe agora mesmo:

Uma nova pesquisa da Câmara Brasileira do Livro (CBL) realizada pela Nielsen BookData revela que apenas 16% da população brasileira é consumidora de livros. O estudo, que ouviu 16 mil pessoas com 18 anos ou mais, entre os dias 23 e 31 de outubro de 2023, aponta que o preço é o principal motivo de escolha para compra de livros.

O estudo mostra que, mesmo entre os não compradores de livros, a leitura aparece como uma atividade relevante para 85%. O preço é novamente a principal desmotivação para a compra de livros, e isso independe da classe social: pessoas com maior poder aquisitivo consideram o livro caro da mesma forma que pessoas com menor poder aquisitivo. O segundo fator para a dificuldade de compra seria a falta de uma livraria próxima.

Entre os compradores de livros, os fatores principais de motivação para compra são o crescimento pessoal e lazer/entretenimento. Entre os fatores que influenciaram a última compra desses consumidores, aparecem em primeiro lugar, entre livros impressos: tema ou assunto, preço, título do livro e autor(a). Recomendação de amigo ou familiar ou de influenciador digital aparece em seguida.

Para os consumidores, a compra online aparece como canal de consumo favorito, com 55%, seguida por 40% na compra presencial.

Conclusão

O estudo da CBL/Nielsen aponta que o preço é o principal desafio do mercado editorial brasileiro. A percepção de que os livros são caros é compartilhada por todas as classes sociais, o que dificulta o acesso a esse produto cultural.

Para aumentar a participação do mercado editorial brasileiro, é necessário trabalhar a percepção de preço dos livros. Isso pode ser feito por meio de ações de conscientização sobre o valor da leitura e de descontos e promoções que tornem os livros mais acessíveis.

E você?

O que você acha dessa pesquisa? O preço é um fator que te impede de comprar livros? Deixe seu comentário abaixo.

Sobre o autor | Website

Escritor e observador da natureza (incluindo a humana). Autor do livro "Solo Raso", em breve lançará um novo romance - Xangai Xingu - e um satélite com contos de autores independentes.

Ganhe dois livros de contos de Machado de Assis! Eu também quero receber notícias e novidades!

Inscreva-se - Eu quero!
100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Seja o primeiro a comentar!