Esboço entrevista Daniel Munduruku
Compartilhe agora mesmo:
Parte final
Essa é a parte final da maravilhosa conversa que tivemos com o consagrado autor indígena Daniel Munduruku. Foi um prazer realizar a entrevista e descobrir mais sobre as influências, opinião política, recomendações de leitura e vida desse importante escritor brasileiro.
Esboço: Se você pudesse tomar um café ou um chá com qualquer autor da literatura mundial (falecido ou não) quem seria?
Daniel Munduruku: Já tomei chá com tantos (risos). Acho que hoje em dia, eu escolheria para tomar um chá, que na verdade ele ia preferir um vinho, o Ziraldo, que é uma pessoa extremamente sincera. Eu tomaria um chá com Ana Maria Machado. Tomaria um bom café com Pedro Bandeira que é um amigo querido e que é uma pessoa super simples, super humilde. Uma pessoa que eu não tive a oportunidade de estar junto e que gostaria de estar mais próximo é Lígia Bojunga que é uma figuraça, eu a conheço, mas não tive o privilégio de me assentar a mesma mesa. Entre os mortos eu diria Ariano Suassuna que é uma figura maravilhosa. Gostaria muito de ter conhecido Graciliano Ramos ou Guimarães Rosa para entender um pouco da dinâmica deles. Até gostaria de tomar um vinho com Paulo Coelho, é uma pessoa extremamente importante e eu gosto do que ele escreve, exatamente por ser essa figura universal que ele se tornou.
Esboço: Tem algum outro escritor indígena que você gostaria que a sociedade brasileira prestasse mais atenção?
Daniel Munduruku: Existe a literatura que é voltada para crianças e jovens em que há muitos autores indígenas: Cristino Wapichana, por exemplo, um autor de literatura infantil e que escreve muito bem, que esta sendo reconhecido pela sociedade. Ele esteve na Itália agora no último mês de maio divulgando o trabalho dele. Também tem um poeta que é muito bom que é o Jaider Esbell, ele é Macuxi lá de Roraima. Tem a Graça Graúna que é maravilhosa de Pernambuco, muito boa. Márcia Kambeba que também é uma autora do Amazonas. Ela é jovem e está aparecendo muito, porque é uma voz potente na literatura que acho que ainda vai aparecer ainda mais.
***FIM DA ENTREVISTA***
Autores muito interessantes, não acham? Quem quiser dar sua opinião sobre a entrevista, criticar ou elogiar, trocar figurinhas ou dar sugestões, escreva para nós. Será um prazer ler você!
Seja o primeiro a comentar!