Três curiosidades sobre o Game of Thrones – Guerra dos Tronos – e a história humana

Três curiosidades sobre o Game of Thrones – Guerra dos Tronos – e a história humana

Compartilhe agora mesmo:

Game of Thrones – Rei da Noite e John Snow

Você está viciado no seriado “Game of Thrones” (GoT) ou nos livros “As crônicas de Gelo e Fogo” de George R.R. Martin? Se começar a ver o seriado não irá conseguir parar. Um dos possíveis motivos do sucesso da saga pode ser  por mostrar a realidade humana que, muitas vezes, choca o público.

Saiba você que muitas das inspirações do autor vêm diretamente da história humana, principalmente a europeia.

Atenção: contém spoiler das primeiras temporadas.

Três curiosidades entre a história e o “GoT”.

Game of Thrones Fato histórico
Muralha de Gelo É um paredão de gelo que corta o continente de Westeros, ao norte. Tem mais de 8 mil anos e foi construído por magia e homens gigantes. A muralha serve para proteger Westeros dos habitantes das “Terras de Sempre Inverno”, é o povo que “civilizados” dos Sete Reinos chamam de selvagens. O muro de gelo também protege o continente do Rei da Noite e seu exército de demônios que são capazes de reanimar os mortos! De olho nesses monstros na Muralha há a Patrulha da Noite que vigia tudo ao redor, seus membros renunciam a tudo, inclusive a ter uma família.Muralha de Adriano O autor, George R.R. Martin, visitou essa muralha no Reino Unido. É uma fortificação de pedra e madeira do século 2. Corta a Inglaterra e tem 120 km. Separa a antiga província romana da Britânia da Caledônia (atual Escócia). Havia até uma estrada na parte de cima do muro. Essa grande muralha servia para bloquear os “selvagens, vândalos e bárbaros” do Norte, no caso, os Vikings. Havia diversos fortes de proteção ao longo dessa muralha.
   
STARK X LANNISTER GUERRA DAS DUAS ROSAS
A briga entre os Stark e Lannister permeia toda a saga (Stark correspondem à família York e Lannister seriam os Lancaster). Nessa guerra, cabeças rolam ou são penduradas na ponta de lanças. Os Stark são massacrados e lutam por vingança. Os York e os Lancaster são duas famílias poderosas da Inglaterra medieval. Membros dessas duas famílias guerrearam por 30 anos para ter o trono inglês. O detalhe é que as duas famílias são descendentes dos filhos menores do rei Eduardo III. É fato comum na saga ficcional parentes darem golpes em parentes. Os York eram nobres do Norte, como os Stark. Os Lancaster eram do Sul, como na ficção com os Lannister. Ned Stark seria o Rei Ricardo. Ambos tiveram o mesmo fim, decapitados e com as cabeças hasteadas em lança para todo o povo ver.  
   
CERSEI LANNISTER RAINA ISABEL DA FRANÇA
Bela, totalmente cruel e obsecada pelo poder, Cersei é uma estrategista, capaz dos piores atos sem sujar suas mãos. Foi ela quem orquestrou a morte do rei Robert Baratheon, seu marido e, logo em seguida, encorajou o massacre de todos os bastardos dele. Por acreditar ter sido seu irmão mais novo responsável pela morte de seu filho Joffrey, ela tentou a todo o custo sentenciá-lo à morte. Já seu irmão gêmeo e amor de sua vida – Jamie – ela ordenou que procurasse e matasse Sansa e Arya Stark. Cersei apenas acredita no poder e o ambiciona desde sempre, não parando em nenhum obstáculo para concretizar seus desejos. A vilã tentou usar o Alto Pardal e seus fiéis para controlar o reino e não se deixar ultrapassar pela nova rainha, Margaery, mas os Pardais foram informados dos seus crimes contra a fé e Cersei foi humilhada em uma cela e na caminhada da vergonha (https://www.aficionados.com.br/top-viloes-game-of-thrones/)     Isabel de França (1295-1358), mulher de Eduardo II da Inglaterra, era muito bela como Cersei. Tinha o apelido “Loba da França” e era obcecada pelo poder. Em 1326, ela abandou Londres, foi para a França e fez amantes e um exército. Voltou para a Ilha, derrotou todos os seus inimigos e mandou prender seu marido. Isabel foi nomeada regente. A cena que Cersei é humilhada sendo obrigada a raspar a cabeça e andar pela cidade nua na verdade foi baseada na história real de Jane Shore, uma das preferidas do Rei Eduardo IV. Ela foi obrigada a andar seminua pelas ruas de Londres após ser condenada de complô e prostituição.
Muralha de Adriano – Muralha de Gelo – Game of Thrones – https://pt.wikipedia.org/wiki/Muralha_de_Adriano

Fontes: https://www.aficionados.com.br/top-viloes-game-of-thrones/

A História por trás da Guerra dos Tronos – revista Aventuras na História – maio 2019.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Muralha_de_Adriano

Sobre o autor | Website

Escritor e observador da natureza (incluindo a humana). Autor do livro "Solo Raso", em breve lançará um novo romance - Xangai Xingu - e um satélite com contos de autores independentes.

Ganhe dois livros de contos de Machado de Assis! Eu também quero receber notícias e novidades!

Inscreva-se - Eu quero!
100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Seja o primeiro a comentar!